Acupuntura Veterinária
São Paulo (11) 9.9993.7304
 
Alto índice de recuperação através da Acupuntura Veterinária e Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Reabilitação Veterinária
CÃES
  Adestramento
  Comportamento
  Curiosidades
  Castração
  Cães Idosos
  Dicas e cuidados
  Dicas de nomes
  Nutrição
  Primeiros Socorros
  Principais Doenças
  Filhotes
  Vacinas
  Vermifugação
   
GATOS
  Adestramento
  Comportamento 
  Curiosidades 
  Castração 
  Filhotes
  Primeiros Socorros 
  Principais Doenças
  Vacinas
  Vermifugação
   
Clínicas
Hotéis
Pet Shops
Gatis e Canis
Laboratórios
Parceiros
   
ESPECIALIDADES
  Acupuntura
  Anestesiologia
  Cardiologia
  Dermatologia
  Eletrocardiografia
  Endocronologia
  Nefrologia
  Neurologia
  Odontologia
  Oftalmologia
  Oncologia
  Ortopedia e Traumatologia
  Radiologia
  Ultrasonografia
   
Raças
Adote um animal (doa-se)
Animais desaparecidos
Animais encontrados
Classificados
   
Links úteis
   
VETERINÁRIO E ESTUDANTE
  Manual Merck de Veterinária (on line )
  Artigos e publicações científicas

Cães - Comportamento

cava o chão late excessivamente tem medo de trovão
morde e mastiga sono canino crianças

SONO CANINO

Como você, o seu melhor amigo também precisa do período de sono para descansar e renovar seu corpo.

Durante o sono, o sistema imunológico atinge ótimos níveis de atuação. Por isso, cães enfermos procuram dormir mais. Com um sono regular, os cães garantem bem-estar fisico, bom funcionamento do sistema nervoso e a síntese de proteínas necessárias ao metabolismo.

Os cães também apresentam estágios do sono, como os humanos. A diferença está no número de fases e na complexidade e duração destas fases.Os cães apresentam dois estágios de sono, com ciclos que variam de 30 a 45 minutos, dependendo do tamanho e da idade.

O primeiro estágio é chamado superficial ou ondas cerebrais lentas, e o segundo é o movimento rápido dos olhos (REM). Durante o estágio superficial, o cão geralmente está quieto e alerta. A atividade cerebral diminui, a respiração é profunda e ritmada, a pressão sangüínea e as taxas metabólicas diminuem. No entanto, o cão pode acordar em questão de segundos, motivado por estímulos sensoriais. Isso explica quando seu cão parece estar dormindo e aparece ao seu lado pedindo o biscoito que você acabou de abrir.

Em torno de 10 a 20 minutos após o início do sono começa o estágio REM. Ao olhar de perto o seu cão, você perceberá as pálpebras movendo-se e a respiração mais irregular, rápida e superficial. Você até terá a impressão de que às vezes ele estará segurando a respiração. Haverá movimentação das orelhas, músculos da face e até movimentos sincronizados das patas.

Estudos científicos realizados desde a década de 1950 por neurofisiologistas e estudiosos de comportamento animal já comprovaram a existência dos sonhos caninos, bem como sua duração e freqüência. Porém, os cães não sonham a vida inteira da mesma forma: filhotes e cães idosos sonham com mais freqüência que cães adultos, fato este que ainda é objeto de estudos de muitos pesquisadores.

Os cães também podem sofrer de alguns distúrbios do sono, como a apnéia - comum em Bulldogues e Boxers - e a narcolepsia, já registrada em Dobermanns, Beagles, Labradores, Teckels e Poodles. Ambos os distúrbios podem ser controlados com medicação.

Mas quanto um cão dorme?
Um cão dorme em média 9 horas por dia, mas pode, de acordo com a rotina de seus proprietários, dormir mais nas horas em que esteja sozinho em casa. Os cães sonham, mas o conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Se os sonhos são resultados de nossas sensações, devemos lembrar que homens e cães se relacionam com o mundo de uma maneira diferente. Nós utilizamos a visão e a linguagem falada, e os cães, o olfato e a audição - o que sugere que os sonhos dos animais sejam diferentes dos nossos.


 

Copyright © 2008 - Dr. Juliano T. Tuboni
Todos os direitos reservados.