Acupuntura Veterinária
São Paulo (11) 9.9993.7304
 
Alto índice de recuperação através da Acupuntura Veterinária e Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Reabilitação Veterinária
CÃES
  Adestramento
  Comportamento
  Curiosidades
  Castração
  Cães Idosos
  Dicas e cuidados
  Dicas de nomes
  Nutrição
  Primeiros Socorros
  Principais Doenças
  Filhotes
  Vacinas
  Vermifugação
   
GATOS
  Adestramento
  Comportamento 
  Curiosidades 
  Castração 
  Filhotes
  Primeiros Socorros 
  Principais Doenças
  Vacinas
  Vermifugação
   
Clínicas
Hotéis
Pet Shops
Gatis e Canis
Laboratórios
Parceiros
   
ESPECIALIDADES
  Acupuntura
  Anestesiologia
  Cardiologia
  Dermatologia
  Eletrocardiografia
  Endocronologia
  Nefrologia
  Neurologia
  Odontologia
  Oftalmologia
  Oncologia
  Ortopedia e Traumatologia
  Radiologia
  Ultrasonografia
   
Raças
Adote um animal (doa-se)
Animais desaparecidos
Animais encontrados
Classificados
   
Links úteis
   
VETERINÁRIO E ESTUDANTE
  Manual Merck de Veterinária (on line )
  Artigos e publicações científicas

Cães - Comportamento

cava o chão late excessivamente tem medo de trovão
morde e mastiga sono canino crianças

CAVANDO O CHÃO

"Se eu pegar meu cão cavando no jardim mais uma vez..." Infelizmente, o pensamento de tomar uma medida drástica resulta em frustração quando você tenta lidar com um cão que cava.

O hábito irritante de cavar ocupa um dos primeiros lugares na lista de problemas de comportamento dos cães. Infelizmente, não existe nenhuma resposta para resolver este problema particular.

Em alguns casos, o instinto de cavar é herança da raça. No decorrer dos séculos, os cães têm sido criados para uma variedade de tarefas que vão desde a estreita interação de raças de brincar com seus donos até os cães esportistas que requerem sessões regulares de atividade física.


Os cães nórdicos cavam buracos para se refrescar. A herança dos terriers (do latim, "terra") tem sido cavar embaixo da terra atrás de roedores e caça pequena e o bassês para perseguir texugos até suas tocas.

Alguns cães, independentemente de sua herança, podem ter uma maior inclinação para cavar se forem deixados sozinhos no quintal por longos períodos de tempo. Cavar é, com freqüência, o resultado de tédio e isto pode ser um comportamento aprendido em alguns cães.

A companhia constitui uma razão básica para se ter um cão. Ser companheiro significa construir um vínculo através de atividades regulares de brincadeira e exercícios com o seu cão. Sem este estímulo, os cães, com freqüência, passam a cavar ou a ter outras formas de comportamento destrutivas para aliviar seu tédio.

O problema do "cão cavador" pode ir além dos instintos da raça ou do tédio ou estar relacionado com outros problemas. Um cão que é empurrado para fora após ter se comportado mal dentro de casa pode continuar a comportar-se mal cavando no jardim. Controlar o comportamento do seu cão dentro de casa enfoca o referido problema bem como a cavação inaceitável do lado de fora.

Um cão deixado sozinho pode estar reagindo à ausência dos membros da família. Se este for o caso, você precisará trabalhar com o seu cão para ajudá-lo a tolerar, gradualmente, ausências mais longas. Seu veterinário pode ajudar você a planejar este adestramento de modificação de comportamento.

Se, durante os meses de verão, o seu cão cavar um buraco para refrescar-se, considere a conveniência de proporcionar a ele um local mais fresco, como, por exemplo, um guarda-sol ou o interior da casa ou o porão. Se o seu cão viver do lado fora da casa, cuide para que ele tenha acesso a um pouco de sombra durante todo o dia e que água potável fresca se encontre sempre disponível. Alguns cães encontram conforto no clima quente em suas próprias piscinas com água fria e fresca.

Alguns cães tendem a perambular e cavarão uma passagem sob uma cerca para sair do quintal. O ideal é a cerca ser fixada no chão de forma bem firme ou até mesmo penetrar bem fundo no chão para evitar que o cão rasteje ou cave o chão para passar debaixo dela e sair.

Se o seu cão estiver tentando escapar, procure determinar porque ele está saindo de casa. Ele está simplesmente entediado ou se trata apenas de um macho que está saindo à procura de fêmea? A menos que você planeje um programa de reprodução responsável que inclua a colocação de filhotes em boas casas, a castração é recomendada. Geralmente, um cão castrado é calmo e tende a não perambular.



Se você achar que é praticamente impossível desencorajar o seu cão de cavar, dê a ele uma "área para cavar". Quando o seu cão cavar nesta área, elogie-o e recompense-o com atenção ou um snack. Se o seu cão cavar fora desta área e for apanhado no ato, um firme "não" deverá desencorajá-lo. Entretanto, todos os membros da família deverão colaborar e repreender o cão apenas quando ele for apanhado cavando do lado de fora da área designada.

No que diz respeito a este aspecto do adestramento, como no caso de todos os outros, os membros da família devem trabalhar juntos como uma equipe. Ao dar uma variedade de comandos verbais, você confunde o cão. Um membro da família tolerante demais pode criar problemas ao não cooperar no adestramento de um cão. Os cães compreendem isto e podem usar o referido membro em sua vantagem.

Uma Consideração Final
O comportamento do seu cão é influenciado pelo estilo de vida que você mantém para ele. Passeios regulares ou períodos reservados para brincar com o seu cão, bem como elogios por truques que você lhe ensinou, tornarão sua vida divertida e estimulante. É menos provável que este cão venha a desenvolver problemas de comportamento desagradáveis resultantes de tédio.


 

Copyright © 2008 - Dr. Juliano T. Tuboni
Todos os direitos reservados.